Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O povo Tembé – Tenetehara estão divididos em diversos grupos localizados no estado do Pará e na divisa com o estado do Maranhão. O acesso às aldeias da Terra Indígena Alto Gurupi é feito pela BR-010 (a Belém-Brasília), até a cidade de Paragominas. A Terra Indígena Alto Rio Guamá (TIARG) é banhada por quatro principais rios: o Guamá; o Gurupi, que faz limite com a Terra Indígena Alto Turiaçu; o rio Piriá e o rio Coaraci-Paraná. Os maracás na Aldeia do Cajueiro são usados nas festas e apresentações públicas fora da aldeia, onde os homens começam a cantar acompanhados pelos sons dos maracás. Depois, de forma harmônica e complementar, entram os agudos femininos. O único instrumento que acompanha a música tradicional é o maracá. Este objeto é feito do fruto da cuieira (Crescentia cujete), uma árvore bastante cultivada na Amazônia, de aspecto baixo, dotada de caule tortuoso e grandes flores solitárias. Abundante no Norte do Brasil, reproduz-se com facilidade em diversos ambientes, tanto por meio do plantio de galhos quanto de sementes. O fruto é esférico, de um verde brilhante, e o tamanho varia desde o da maçã até o de um volumoso melão. O interior é constituído por uma polpa mole e esbranquiçada que se retira facilmente cortando a cuia pelo meio; deixa-se em seguida secar a casca e fabricam-se desse modo taças e vasilhas de diversos tamanhos. Este maracá é foi ornamentado com penas e sementes, além de grafismos, e simboliza séculos entoando as canções Tenetehara.
Nome da planta - objeto - produto
Maracá
Número de Registro Etno
MFS_000479_etn
Referências
NEVES, Ivânia dos Santos. Patrimônio Cultural Tembé-Tenetehara : terra indígena alto rio Guamá / Ivânia dos Santos Neves, Ana Shirley Penaforte Cardoso. – Belém : Iphan-PA, 2015.
MACHADO, Meline; EYNG, Vanessa. Povo Tembé Tenetehar da Terra Indígena Alto Rio Guamá. Plano de Gestão Terra Indígena Alto Rio. Brasília : ECAM, 2018.
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Paragominas
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Doador
Ano de Entrada
2018