Descrição Biocultural
Ptychopetalum olacoides Benth. é uma espécie da família Olacaceae, popularmente conhecida como Mirantã, Marapuama ou Muirapuama. Trata-se de uma árvore ou arbusto, nativa do Brasil e distribuída predominantemente na região Norte. Em sua composição química, há a presença de extrato etanólico que tem ação antidepressiva e antifadiga, além de ácidos graxos, ácido palmítico e acido esteárico; esteróides, sitosterol e lupeol; um alcalóide denominado muirapuamina; e três xantinas, cafeína, teobromina e adenina. A planta é conhecida pelas comunidades tradicionais como “Tônico dos nervos”, preparado com as raízes em infusão alcoólica, em cachaça ou vinho. Para fins terapêuticos, as raízes e as cascas são usadas no tratamento de sintomas de depressão, ansiedade, falta de interesse ou disposição, impotência sexual e tremores.
O produto desta coleção foi adquirido em uma casa de ervas medicinais da cidade de Parintins, onde a espécie é indicada para o tratamento de reumatismo, nevralgia, fraqueza do estômago e intestino, atua no combate as doenças do sistema nervoso afrodisíaco natural.
Nome da planta - objeto - produto
Mirantã
Número de Registro Etno
MFS_000700_etn
Referências
PIATO, A. L. S. Investigação das atividades antidepressiva e adaptógena de Ptychopetalum olacoides Bentham (Marapuama). 2009. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2009.
MONTRUCCHIO, D. P.; Miguel, O. G.; Miguel, M. D.; Monache, F.; Carvalho, J. L. S. Componentes químicos e atividade antimicrobiana de Ptychopetalum olacoides Bentham. Visão Acadêmica, Curitiba, v. 6, n. 2, Dezembro, 2005.