Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O tucumã é uma palmeira de crescimento rápido e resistente ao fogo, apresentando grande capacidade de rebrotar após as queimadas; é uma planta pioneira, de alta capacidade regenerativa. Produz frutos em cachos que são utilizados para a produção de sucos, consumo in natura, e outros alimentos. Além disso, pode-se obter um óleo medicinal produzido com a larva Speciomerus ruficornis, que se instala dentro de suas sementes. Os frutos do tucumã são coletados no período de maio a julho, ocasião da queda dos frutos e decomposição da parte carnosa. Após essa fase, as sementes são perfuradas pelo besouro S. ruficornis, que deposita suas larvas. Para a produção do óleo, as sementes são quebradas para a retirada das larvas e posteriormente colocadas em panela a fim de serem aquecidas, onde começam a “soltar” o óleo. O óleo extraído é armazenado em garrafas de vidro e vedados com rolha de madeira. Esse produto possui valor medicinal e é empregado para diversos tratamentos, como: inflamações, dores de cabeça e cicatrização de ferimentos, além de outras enfermidades. A produção do óleo de bicho também representa um complemento de renda para os moradores das comunidades, por possuir alto valor comercial.
Nome da planta - objeto - produto
Óleo do bicho do tucumã
Número de Registro Etno
MFS_000451_etn
Referências
MENEZES, A. J. E. A. de; HOMMA, A. K. O.; OLIVEIRA, M. E. C.; MATOS, G. B. de. Exploração do óleo de tucumã do Pará (Astrocaryum vulgare mart.) na mesorregião da Ilha do Marajó-município de Soure- Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém-PA. Anais [...]. Belém-PA, 24-28. set. 2012. Disponível em:. Acesso em 30 ago. 2021.
ROCHA, T. T. Levantamento etnobotânico de plantas utilizadas pelas comunidades da reserva extrativista Marinha de Soure, Pará, Brasil. 2014. Tese (Mestrado em Ciências Ambientais)- Universidade do Estado do Pará, Belém, 2014. Disponível em:. Acesso em 30 ago. 2021.
ROCHA, T.T.; Tavares-Martins, A. C. C.; Lucas, F. C. A.; Martins, R. C. C. Potencial terapêutico e composição química do óleo de bicho do tucumã (Astrocaryum vulgare Mart.) utilizado na medicina popular. Scientia Plena, v. 10, n. 11, nov. 2014. Disponível em:. Acesso em 30 ago. 2021.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2017