Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Origami é uma arte de dobradura mundialmente difundida, e significa originalmente “dobrar papel” (ori = dobrar; kami = papel). É apreciada há séculos pela cultura japonesa como uma arte tradicional, no qual pode-se criar os mais variados objetos e figuras a partir de uma folha de papel. O Tsuru é a representação mais conhecida que aparece no origami, inspirada numa ave chamada grou japonês, que consiste num patrimônio natural protegido pelo país e é visto como um pássaro símbolo do próprio Japão. O objeto desta coleção tem a representação de dois elefantes de origami e uma pequena árvore confeccionada a partir das fibras de Agave sp. O gênero Agave L., família Asparagaceae, é uma erva originária do México, na Península de Yukatan. No Brasil a planta é cultivada predominantemente no estado da Bahia, responsável por 95,8% da área cultivada no território brasileiro. A partir do desfibramento de suas folhas é produzido o sisal que possui fibras de grande resistência empregadas para a confecção de artesanatos, bolsas, chapéus, cordas, capachos e tapetes, bem como na fabricação de celulose para a produção de papel Kraft (de alta resistência) e outros tipos de papel fino.
Nome da planta - objeto - produto
Origami de Elefantes
Número de Registro Etno
MFS_000658_etn
Referências
ALVES, M. O. et al. Diagnóstico socioeconômico do setor sisaleiro do Nordeste brasileiro. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2005.
DIAS, A. B. et al. Potencial de indicação geográfica do sisal na Bahia. Cadernos de Prospecção, v. 8, n. 1, p. 174, 2015.
HIROSE, C. O encantamento do Origami: a força educativa escondida na cultura milenar. CEMOrOc-Feusp / IJI-Univ. do Porto. International Studies on Law and Education, 2017.
LOPES, R.C.; Dutilh, J.H.A. 2020. Agave in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em:<http://floradobrasil.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB39885>. Acesso em: 02 nov. 2021
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019