Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O Pariri ( Fridericia chica (Bonpl.) L.G.Lohmann) é uma liana volúvel, trepadeira, terrícola, nativa do Brasil, com ocorrências em todas as regiões, sendo frequentemente cultivada nos quintais. Essa planta é utilizada pelos amazônidas na forma de chá e banho para tratar doenças do sangue, nervos, ferimentos, úlcera, inflamações, problemas na urina e anemia. O chá feito com as folhas é indicado para fazer descer a menstruação, sendo um dos remédios preferidos para curar anemia pelas comunidades locais. No município de Bragança (PA), alguns moradores explicaram que colocam as folhas e talos desta planta para secar ao sol durante uma semana. Após a secagem, pode preparar o chá. Colocam-se as folhas em 1litro de água, deixar ferver por mais ou menos 1 hora. O chá é armazenado em uma garrafa que deve ir para resfriamento e permanecer na geladeira. É muito utilizado no tratamento de anemia, tem durabilidade de uma semana.
Nome da planta - objeto - produto
Pariri
Número de Registro Etno
MFS_000594_etn
Referências
BERG, M. E. V. D. Plantas medicinais na Amazônia: contribuição ao seu conhecimento sistemático. 3ª ed. Museu Paraense Emílio Goeldi. Belém. 2010.
AMOROZO, M. C. M; GÉLY, A. L. Uso de plantas medicinais por caboclos do baixo Amazonas, Barcarena, PA, Brasil. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, série Botânica, Belém- PA, v.4, n.47, p. 47-131, 1988.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019