Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O Parque Nacional do Cotopaxi está localizado a cerca de 60 km de Quito, Equador. Faz parte da porção central da Cordilheira dos Andes que abrange os territórios das províncias de Cotopaxi, Pichincha e Napo. A região do parque é ocupada por populações indígenas e camponesas representadas pelos grupos sociais Cayapas, Colorados, Atacameños e Quijos. No centro do parque encontra-se o vulcão Cotopaxi (5.897 m de altura) que significa “trono da lua" por possuir um altar coberto de neve no seu cume. Este vulcão é considerado o vulcão ativo mais alto do mundo e a sua existência e magnitude alimenta histórias e misticismo que compõem a formação do país e das montanhas vulcânicas dos Andes. Por ser ativo, milhares de pedras e fragmentos; cinzas e poeiras, produtos oriundos do vulcanismo, são lançados nas cidades que o rodeiam, alcançando extensões de até 80 km de distância. A rocha vulcânica dessa coleção foi obtida por meio de expedição ao Parque Cotopaxi, e este produto, quando aquecido, é preparado com ervas que crescem nos páramos e empregado para fins medicinais no tratamento de inflamações e dores no corpo. O uso dos minerais como meio alternativo para o tratamento de enfermidades tem sido investigado nas áreas da Mineralogia, Farmácia e Geologia Médica, em uma combinação de conhecimentos das ciências da terra, da medicina e das ciências da vida. Essa integração de esforços foi estimulada a partir dos usos observados na medicina tradicional de comunidades que vivem próximas de regiões rochosas e elevações vulcânicas.
Nome da planta - objeto - produto
PEDRA VULCÂNICA
Número de Registro Etno
MFS_000833_etn
Referências
SILVA, C. R. da. (Ed.) et al. Geologia Médica no Brasil: efeitos dos materiais e fatores geológicos na saúde humana e meio ambiente. 2006. Rio de Janeiro :
CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2006. 220p. Disponível em: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/1211 . Acesso em 19 de mar.2024.
Hidalgo, S. et al. Cotopaxi volcano’s unrest and eruptive activity in 2015: mild awakening after 73 years of quiescence. 2016. Geophysical Research Abstracts, Vol. 18, EGU2016-5043-1, 2016. EGU General Assembly, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/301796788_Cotopaxi_volcano's_unrest_and_eruptive_activity_in_2015_mild_awakening_after_73_years_of_quiescence . Acesso em: 19 de mar. 2024.
Categoria
País
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Doador
Ano de Entrada
2017