Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Jatropha gossypiifolia L., família Euphorbiaceae, compreende espécies distribuídas por todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais e subtropicais, sendo que cerca de 70 gêneros e 1.000 espécies se encontram no Brasil. Trata-se de um arbusto terrícola sublenhoso nativo, porém não endêmico, conhecido popularmente como pião-roxo ou pinhão-roxo. Esta espécie é um bom exemplo do que separa o efeito terapêutico do tóxico, pois apesar de ser bem conhecida como planta tóxica, tem usos validados na medicina popular, como antimicrobiano, antineoplásico, cicatrizante e hipotensor. Estes usos tem sido associados à presença de fitoquímicos como alcalóides, terpenóides, flavonóides, lignanas e taninos, encontradas nas sementes, folhas e frutos. O exsudato das folhas e frutos são aplicados sobre a pele para tratamento de inflamações, machucados, hematomas e cicatrizantes, ademais, a planta é consumida na forma de chá, compressa ou in natura.
O espécime desta coleção foi coletado no quintal da Dona Dalva, na cidade de Barcarena-PA, fazendo uso dos conhecimentos tradicionais terapêuticos das plantas medicinais de sua região, que são repassadas de geração para geração.
Nome da planta - objeto - produto
Pião Roxo - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000539_etn
Referências
BIGIO, N.C; SECCO, R.S; MOREIRA, A.S. Jatropha in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em:
https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB17581. Acesso em: 25 abr. 2022.
MARIZ, S.R. et al. Possibilidades terapêuticas e risco toxicológico de Jatropha
gossypiifolia L.: uma revisão narrativa. Rev. Bras. Pl. Med., Botucatu, v.12, n.3,
p.346-357, 2010. Disponível
em:https://www.scielo.br/j/rbpm/a/DZD6VsbyGpKSPQ3Lrwf5PSz/?format=pdf&lan
g=. Acesso em: 25 de abr. 2022.
VASCONCELOS, G.C.L. de. et al. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA COMPARATIVA DE Jatropha curcas L., Jatropha mollissima (Pohl.)Baill. e Jatropha gossypiifolia L. II CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS DE PINHÃO-MANSO, Brasília - DF, 30 DE NOVEMBRO DE 2011. Disponível em:<https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/908255/1/1331.pdf. Acesso
em: 25 de abr. 2022.
Nº de Registro de Exsicata
MFS008283
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Coletor
Ano de Entrada
2018