Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O pequizeiro, Caryocar brasiliense Cambess. pertencente à família Caryocaraceae é uma espécie de uso múltiplo (madeira, fruto e óleo) nativa da Amazônia. É uma árvore de porte médio, típica do Cerrado, cujos frutos são chamados de pequi ou piqui. Pequi é uma palavra que vem da língua indígena tupi, onde “py” significa pele e “qui” espinhos, devido aos pequenos espinhos no caroço. O pequizeiro é uma árvore de grande porte, atingindo altura de até 50 m e diâmetro de 2,5 m. A madeira apresenta boas características físicomecânicas e multiplicidade de usos, sendo bastante útil na construção naval e também no artesanato. O pilão desta coleção foi obtido na Feira de Laranjeiras, Marabá, Pará, e foi confeccionado por artesãos do estado do Maranhão. Para isso, a madeira da árvore é lixada e moldada conforme a utilidade e, posteriormente, pintada. Neste processo há grande sobra de serragem, lascas da parte interna dos pilões e pedaços de madeiras dos troncos.
Nome da planta - objeto - produto
Pilão de Piquiá
Número de Registro Etno
MFS_000764_etn
Referências
CLEMENT, C. R. Piquiá. In: CLAY, J. W.; CLEMENT, C. R. Selected species and strategies to enhance income generation from amazonian forests. Rome: FAO, 1993. p.108-114.
OLIVEIRA, Washington Luís. Boas práticas de manejo para o extrativismo sustentável do pequi / Washington Luis de Oliveira e AldicirScariot. – Brasília: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,2010. 84 p.
Categoria
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Doador
Ano de Entrada
2022