Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: É um instrumento musical indispensável na festa da marujada de São Benedito. Os acordes e notas emitidos pela rabeca são usados como forma de louvor e culto ao santo que é representado segurando uma cesta de flores, sinal de seu primeiro milagre (Dário Benedito, 2006). No século XIX e na configuração da música popular, a rabeca passou a ser empregada por artistas populares de rua e em grupos e bandas populares do Norte e Nordeste do Brasil. Na Amazônia, em algumas regiões do interior, como Bragança, durante o mês de dezembro a rabeca é um dos instrumentos de base nas comemorações da folia dos marujos e no acompanhamento de suas danças rituais da Marujada de São Benedito. O termo rabeca se refere a um instrumento de cordas tocado com arco. Para a confecção desse instrumento são utilizadas madeiras de cedro (Cedrela fissilis Vell.; Handroanthus serratifolius (Vahl) S.Grose; Genipa americana L.), além de outras espécies madeireiras. A escolha da madeira (maior e menor dureza, maior e menor espessura) influencia no acabamento e no som produzido por este instrumento. Segundo Mário de Andrade, no Dicionário Musical Brasileiro, “rabeca é como chamam ao violino (antigo) os homens do povo no Brasil”, e este instrumento se tornou bastante popular a partir da segunda metade do século XIX”. A história da rabeca na cidade de Bragança é marcada por uma forte tradição historicamente influenciada pelos usos e costumes dos negros e indígenas (Carvalho, 2010), que envolve aspectos culturais, religiosos, identitários e de patrimônio material da cidade. Além disso, as três imagens de são Benedito que acompanham a Rabeca, representam os campos, as praias e as colônias do município de Bragança, no estado do Pará.
Nome da planta - objeto - produto
Rabeca da Marujada/Imagens de São Benedito
Número de Registro Etno
MFS_000575_etn
Referências
LIMA, Reinaldo José Vidal de. O saber-fazer dos artesãos de Bragança-PA por uma abordagem etnomatemática. 2010. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2010. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.
Categoria
País
Estado
Município
Família e Nome Científico
Meliaceae > Cedrela fissilis Vell. | Rubiaceae > Genipa americana L. | Bignoniaceae > Handroanthus serratifolius (Vahl) S.Grose
Doador
Ano de Entrada
2019