Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A igreja católica define as relíquias em 3 classificações, as de 1ª classe são as partes do corpo de algum santo (ossos, unhas, cabelo, etc.); as de 2ª classe são objetos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz, etc.) e as de 3ª classe inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo ou no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.
Do ponto de vista religioso, as relíquias são consideradas como verdadeiros tesouros, à sua volta geram-se promessas e ofertas, pois o contato com a relíquia sagrada é a garantia de uma graça ou a proteção espiritual de toda uma vida.
A relíquia de carmelita Madre Maria da Conceição de S. Jaime e Sta. Teresa, é de segunda classe, trata-se de uma parcela da palha da enxerga onde dormiu durante 70 anos a Madre Maria da Conceição, na mesma cama ela morreu. Este objeto pertence à Ordem Carmelitas Descalços, onde a espiritualidade e carisma são sobretudo a oração e o apostolado, vividos em comunhão fraterna ao serviço da Igreja. É uma ordem inteiramente Mariana. Maria não é somente Mãe e Senhora da Ordem, mas também modelo de oração e de sacrifício no caminho da fé.
A palha presente nesta relíquia pertence à família botânica Poaceae (gramíneas), que compreende aproximadamente entre 10.000 a 11.000 espécies e entre 651 a 800 gêneros, sendo que no Brasil apresenta 232 gêneros e 1551 espécies distribuídas ao longo de todos os estados. As gramíneas são uma das famílias de plantas vasculares mais importantes, tanto pelo número de espécies que contém, quanto por sua importância econômica e ecológica, compondo boa parte dos ecossistemas terrestres, são cosmopolitas e estima-se que constituem 20% a 45% da cobertura vegetal da terra.
Nome da planta - objeto - produto
Relíquia da Madre Maria da Conceição de S. Jaime e Sta. Teresa, OCD.
Número de Registro Etno
MFS_000549_etn
Referências
GIRALDO-CAÑAS, D. Catálogo de la familia Poaceae en Colombia. Darwiniana, p. 139-247, 2011.
MARTINS, Maria do Rosário Silva Alves Piteira. A valorização patrimonial das relíquias em Évora: o Convento dos Remédios. Dissertação de Mestrado. Universidade de Évora. 2015.
Poaceae in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: . Acesso em: 17 out. 2021
Categoria
Ref.Origem
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019