Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: A renda alagoana ou filé alagoano, é uma técnica de bordado de origem européia repassada de geração para geração na região do complexo Mundaú e Manguaba, estado de Alagoas. As produtoras, denominadas de filezeiras, definem um bom filé como aquela peça cujo bordado é cheio e bastante colorido, trabalhado numa malha de pequeno espaçamento, que varia de 8mm a 1cm. Todo o processo de produção da renda filé passa por critérios que conferem ao bordado local características singulares que outros executados com a mesma técnica não possuem. Ademais, o filé transformou-se em algo que vai além de um produto comercial decorativo, ele é patrimônio cultural imaterial de Alagoas, tendo grande importância cultural e econômica.
O produto desta coleção foi feito da malha de algodão (Gossypium hirsutum L., família Malvaceae). O algodão é uma planta arbustiva, originária do México e da América Central, que se naturalizou no Brasil. Possui grande valor de mercado, uma vez que oferece uma das mais importantes fibras têxteis do mundo, pois são fabricados produtos variados, de grande utilidade e relevância na economia mundial, razão que a faz ser considerada uma das culturas de mais completo aproveitamento.
Nome da planta - objeto - produto
Renda Filé Alagoana
Número de Registro Etno
MFS_000666_etn
Referências
BELTRAO, N. E. de M. et al. Ecofisiologia do Algodoeiro (Gossypium hirsutum L. r. latifolium Hutch.). Embrapa Informação Tecnológica, Brasília-DF, Janeiro 2011. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/216888796_Ecofisiologia_do_Algodoeiro_Gossypium_hirsutum_L_r_latifolium_Hutch. Acesso em: 27 de out. 2021.
INSTITUTO DO BORDADO FILÉ. Caderno de instruções do filé: um guia de como fazer o
tradicional filé alagoano, Alagoas-BR, 2017. Disponível em:http://inbordal.org.br/static/files/caderno-bordado-file.pd. Acesso em: 27 de out. 2021.
Categoria
País
Estado
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2019