Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: O taro (Colocasia esculenta (L.) Schott), também conhecido como inhame no centro-sul do Brasil, é uma planta herbácea caracterizada por rizoma tuberoso, originária da Ásia tropical, mas que se disseminou para várias partes de mundo. No Brasil foi introduzida pelos japoneses, no início do século 20, sendo inicialmente cultivada no nordeste com posterior disseminação para as demais regiões do país. Planta bastante utilizada na alimentação na África Ocidental, Índia e na região caribenha, sendo uma boa opção no preparo de sopas, bebidas, biscoitos, pães etc. devido elevado valor energético, alto conteúdo de vitaminas do complexo B, teores elevados de cálcio, fósforo e ferro. As folhas e talos contêm uma substância irritante (oxalato de cálcio) que causa feridas na boca e garganta, sendo seu efeito reduzido após o cozimento. Seus usos tradicionais se estendem a vários países: no Gabão, as raspas do rizoma são aplicadas como cataplasma para tratar picadas de cobra e reumatismo; na República da Maurícia, folhas jovens de taro são comidas para tratar hipertensão arterial, problemas de fígado e eczema; em Madagascar, os rizomas tratam feridas e úlceras. Comunidades de Salvaterra, Pará relacionam o Taro com uso místico: o banho da folha combate mau olhado e arma de caçador. Estudos recentes mostraram que as lectinas encontradas na planta têm potencial inseticida, que auxilia no tratamento contra os vetores da Zica e Chikungunya; além disso, a tarina, uma das lectinas identificadas, é capaz de ajudar na resposta imunológica, estimulando a produção de linfócitos B.
Nome da planta - objeto - produto
Rio Negro - Exsicata
Número de Registro Etno
MFS_000165_etn
Referências
PAULINO, G.C.L. Avaliação do extrato de inhame (Colocasia esculenta) como agente antiviral contra os vírus Chikungunya e Zika, e como agente larvicida contra mosquitos Aedes aegypti, Araraquara-SP, 2019. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/74eec0be-9b5c-49e8-90e6-e27a302bfc6d/content.
SILVA, E.E. da. A Cultura do Taro - Inhame (Colocasia esculenta (L.) Schott): Alternativa para o Estado de Roraima, Embrapa Roraima, Boa Vista-RR, 2011. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122771/1/Documento-51-edmilson1.pdf.
Nº de Registro de Exsicata
MFS006775
Categoria
Ref.Origem
Brasil > Pará > Salvaterra
País
Estado
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Família e Nome Científico
Coletor
Ano de Entrada
2017