Descrição Biocultural
Indicação Biocultural: Há uma variedade de produtos artesanais produzidos por comunidades tradicionais e povos originários que empregam matérias-primas retiradas da fauna e flora local. Muitos destes enfeites corporais são confeccionados com sementes, especialmente, as de tento. Espécies de tento pertencem ao gênero Anadenanthera Speg, uma Leguminosae que forma frutos em formato de vagem que abriga sementes de coloração vermelha, ou vermelha e preta. Os colares de tento, além do uso estético como adorno, conferindo beleza e simbolismos, são tradicionalmente usados por povos indígenas andinos de herança quéchua com a função de fechar o corpo, pois sendo vermelho e chamativo, e ainda possuindo o “olho” preto, a pessoa que olha quem está usando o colar desvia o olhar para o colar, deixando de olhar para o sujeito que o usa, que fica, assim, sob proteção do mau olhado.
Nome da planta - objeto - produto
TENTO
Número de Registro Etno
MFS_000829_etn
Referências
SANTOS, D.B. dos et al.Experiências Campesinas Agroecológicas da Costa do Pacífico, Cordilheira dos Andes e Selva Amazônica do Equador. INFORME ECONÔMICO (UFPI), v. 38 n. 1 (2019). Disponível em: https://doi.org/10.26694/1517-6258.349 . Acesso em: 18 de mar. 2024.
Morim, M.P. Anadenanthera in Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB22782 . Acesso em: 18 mar. 2024
Categoria
País
Município
Local da Obtenção
Matéria prima
Partes Usadas
Família e Nome Científico
Nome Vernacular
Doador
Ano de Entrada
2017